Tipos de Gravação:
SILK-SCREEN:
Temos ótima qualidade neste processo, por nosso tempo de mercado adquirimos vasta experiência quanto a este tipo de gravação, e o custo é mais baixo em comparação aos outros processos de gravação.
Serigrafia ou silk-screen é um processo de impressão no qual a tinta é vazada pela pressão de um rodo ou puxador através de uma tela preparada. A tela, normalmente de seda ou nylon, é esticada em um bastidor de madeira ou aço. As imagens ou logotipos ficam vazadas na tela e o restante é impermeabilizada por uma emulsão fotossensível ou uma película recortada.
TAMPOGRAFIA:
É um processo mais complexo, pois não se consegue chegar em uma camada de tinta boa para cobertura como na serigrafia, é necessária uma confecção de um clichê.
A Tampografia é um sistema indireto de impressão que utiliza um clichê em baixo relevo. A imagem é transferida da matriz para o suporte através de uma peça de silicone denominada tampão. O tampão pode ter diferentes formatos, o que, aliado a sua flexibilidade, permite a impressão em superfícies irregulares tais como: côncavas, convexas e em degraus (não planas).
Utiliza-se atualmente em conjunto com a serigrafia no campo de impressão de objetos tridimensionais, servindo de suporte para os objetos que não podem ser gravados em serigrafia.
A tampografia é usada na impressão de canecas, copos, viseiras, entre outros.
HOT-STAMP:
É um processo que se direciona somente para gravação em baixo relevo em peças de couro, também necessita de confecção de um clichê, que é diferente do clichê de tampografia e tem o custo um pouco maior.
É um sistema semelhante à tampografia (matriz de impressão – clichês – é dura e plana, normalmente de metal, na qual grafismo a ser impresso está em alto relevo), porem o clichê não recebe tinta, sendo apenas aquecido e pressionado sobre o material a ser impresso, ou sobre uma tira de material sintético revestida de uma finíssima camada metálica, que quando pressionada pelo clichê, desprende-se e adere à superfície.
O hot stamp é utilizado em produtos como agendas e tecidos.
LASER:
O processo de gravação e recorte a Laser baseia-se na remoção de material pela volatilização provocada por luz de alta intensidade; assim, não há formação de cavacos nem necessidade de fixação da peça.
O raio do Laser tem diâmetro padrão de cerca de 0,05mm, o que permite cortar ou gravar peças detalhadas com precisão. Ajustando-se a potência e a velocidade, pode-se ir de um leve escurecimento a um forte ataque ou recorte total, conforme o material.
Pode-se trabalhar com materiais tão distintos como papel, tecidos sintéticos, madeira, couro, plásticos, acrílico, vidro, cerâmica, metais recobertos, fibra de vidro, materiais pintados, borracha, fórmica entre outros.
Madeiras e couros: permite gravar traços bem definidos de alta resolução com aspecto de marcação a fogo. |